Educomunicação para a prevenção da delinquência e da violência escolar em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47741/17943108.609

Palavras-chave:

Educomunicação, delinquência juvenil, prevenção da violência

Resumo

O artigo explora a implementação de uma estratégia educomunicativa com um grupo de 23 alunos do décimo ano, com idades entre 14 e 17 anos, que estão em risco de delinquência e violência escolar. Foi realizado um estudo quase-experimental com análise qualitativa, utilizando o método de Pesquisa-Ação Participativa. Os resultados mostraram que os alunos selecionados foram capazes de refletir sobre as condições de vulnerabilidade que os afetam, afastar-se de situações de risco anteriores e ampliar suas expectativas para um futuro melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcaldía de Cali. (2020). Plan de Desarrollo 2020-2023 Comuna 12. https://www.cali.gov.co/planeacion/publicaciones/152809/planes-de-desarrollo-paracomunas-2020---2023/

Behar Leiser, O., Jordán Tróchez, M., Castillo Muñoz, L., Buitrago Parias, S., Aguirre Rodríguez, V., Ardila Domínguez, N., & Asa, E. (2017). Ahijados para nunca olvidar [Ebook] (1ª ed., pp. 41-75). https://libros.usc.edu.co/index.php/usc/catalog/view/23/6/650.

Brooks, C. F., & Pitts, M. J. (2016). Communication and identity management in a globally-connected classroom: An online international and intercultural learning experience. Journal of International and Intercultural Communication, 9(1), 52-68.

Broome, B. J., & Collier, M. J. (2012). Culture, communication, and peacebuilding: A reflexive multi-dimensional contextual framework. Journal of International and Intercultural Communication, 5(4), 245-269.

Castillo, L., & Behar, O. (2020). Jóvenes para la sociedad: método de resocialización a través de la educomunicación en Colombia. Editorial USC. https://libros.usc.edu.co/index.php/usc/catalog/view/385/534/7462

Cifuentes, G. J. (2017). Contexto sociocultural y aprendizaje escolar. Revista Hojas y Hablas, (14), 107-122. https://lc.cx/QP93LC

Corona-Aguilar, A., & Barbarrusa, V. F. G. (2019). Hacia la Inclusión Social desde la IAP. Una experiencia en Andalucía. Empiria: Revista de Metodología de Ciencias Sociales, (44), 79-107.

DANE. (2019). Resultados Censo Nacional de Población y Vivienda 2018. Cali, Valle del Cauca. https://www.dane.gov.co/files/censo2018/informaciontecnica/presentaciones-territorio/190711-CNPVpresentacion-valle.pdf

Del Campo, S.D.A., Matilla, A.G., & Bermejo, J.M.M. (2021). Educomunicación, tics y prisión: Testimonios de personas privadas de libertad en torno a la exclusión digital. Fonseca, Journal of Communication, (23), 275-290. https://revistas.usal.es/cuatro/index.php/2172-9077/article/view/fjc202123275290

El País. (4 de enero de 2020). Cifra de homicidios en Cali cerró el año pasado por encima de los 1.200. https://www.elpais.com.co/cali/cifra-de-homicidios-encerro-el-ano-pasado-por-encima-de-los-1-200.html

Flores, R. (2021). IAP. Intensificación para la transformación social. Sky Publicaciones.

Hasbún, S. D. L., & Vásquez, H. G. C. (2021). Investigación Acción Participativa: vinculación con la epistemología del sujeto conocido, desarrollo histórico y análisis de sus componentes. Espacio Abierto; Cuaderno Venezolano de Sociología, 30(3).

Infobae. (2022, 22 de febrero). Colombia es uno de los países con más casos de acoso escolar en el mundo. https://www.infobae.com/america/colombia/2022/02/22/colombia-es-uno-de-lospaises-con-mas-casos-de-acoso-escolar-en-elmundo/

Jordán, M. (2021) Plan de curso Estrategias de Comunicación para la Intervención Social. Universidad Santiago de Cali. https://drive.google.com/file/d/1wcUxK5uC_h3cwBbY8i_ywNzw70yTcYl5/view?usp=sharing

Lecay por la juventud y para la juventud (2021). https://e7navas.wixsite.com/lecayorg

Lee, E. (2022). I remember, you remember, and we remember: Performance autoethnography of the politics of friendship. Journal of International and Intercultural Communication, 15(3), 296-310.

Lotero-Echeverri, G., Romero-Rodríguez, L. M., & Pérez-Rodríguez, A. (2019). Tendencias de las publicaciones especializadas en el campo de la educomunicación y alfabetización mediática en Latinoamérica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 23, e180193.

Muñoz, V., & Martínez, A. (2021). Informe de seguridad y convivencia, Enero - abril de 2020. Secretaria de seguridad y justicia. Disponible en: https://www.cali.gov.co/documentos/5230/informes-mensualesseguridad-y-convivencia-2020/

Palma Salinas, I., & Monsalves Ibarra, S. (2021). ¿Y si transformamos la escuela? Reflexiones sobre el reconocimiento estudiantil a partir de la Investigación Acción Participativa. Praxis Educativa, 2-10. https://repo.unlpam.edu.ar/bitstream/handle/unlpam/7153/v25n2a03salinas.pdf?sequence=1.

Perilla, S. (2022). De 10 países en la región, Colombia es el segundo en matoneo escolar. El Tiempo. https://www.eltiempo.com/vida/educacion/matoneodatos-sobre-incidencia-del-acoso-escolar-encolombia-668975

Rivas, W. R. S., Martín, S. C., Barrientos, A., & González, M. C. (2019). La Educomunicación en el contexto de alfabetización de personas jóvenes y adultas en América Latina: estado de la cuestión a partir de una revisión bibliográfica sistemática. Revista Latina de Comunicación Social, (74), 95.

Sentencia T-478 de 2015 (2015). Corte Constitucional, Colombia. https://www.corteconstitucional.gov.co/relatoria/2015/t-478-15.htm

Sobrino, M. Á. O., Vidales, N. L., & Pérez, J. C. G. (2022). Educomunicación, webradio y educación no formal en un contexto Erasmus+: la experiencia de Europa on air. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(1), 163-181.

Soto, H. y D. Trucco (2015), “Inclusión y contextos de violencia”, en D. Trucco y H. Ullmann (ed.) Juventud: realidades y retos para un desarrollo con igualdad, (LC/G.2647-P), Santiago de Chile. Publicación de las Naciones Unidas.

Tenorio, B. S., & Gómez, J. M. (2020). Plan integral de Seguridad y Convivencia Ciudadana (PISCC). Convivencia Ciudadana de Cali 2020 – 2023. Alcaldía de Santiago de Cali. https://www.cali.gov.co/seguridad/publicaciones/157676/planintegral-de-seguridad-y-convivencia-ciudadanapiscc-2020-2023/

Tojeiro Marrero, E., & Guerra Rubio, L. M. (2018). Proyecto educativo cultural La Colmenita. Una mirada desde la comunicación. Alcance, 7(15), 102-122.

Trucco, D., & Inostroza, P. (2017). Las violencias en el espacio escolar. Cepal. https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/41068/S1700122_es.pdf

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Behar Leiser, O., Jordán Tróchez, M., Castillo Muñoz, J., & Ardila Behar, C. (2024). Educomunicação para a prevenção da delinquência e da violência escolar em adolescentes. Revista Criminalidad, 66(2), 125–135. https://doi.org/10.47741/17943108.609

Edição

Seção

Estudos criminológicos