Análise de conflitos e violência em contextos de diversidade sociocultural no Bairro “La Raza” e “Cubitos” na cidade de Pachuca - Hidalgo, México

Autores

  • Rosa Elena Durán González Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.
  • Saúl Arroyo Santillán Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.
  • Berenice Alfaro-Ponce Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.
  • Elizeth Morales Vanegas Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

DOI:

https://doi.org/10.47741/17943108.71

Palavras-chave:

conflitos, violência, vizinhança, educação, diversidade cultural, bairro, contexto escolar

Resumo

Os conflitos são inerentes às interações humanas y podemse estudar desde disciplinas sociais e de conduta, entre eles a educação. O presente artigo aprofunda sobre conflitos na escola no contexto dos indígenas e não indígenas do Bairro de “La Raza” e “Cerro de Cubitos” em Pachuca, Hidalgo.
Foi utilizada metodologia mista com uma enquete à 269 estudantes da Secundária Geral número 9 para analisar conflitos e violência tanto na escola quanto nos bairros supramencionados. O estudo qualitativo consistiu em entrevistas à estudantes, egressos, pais de família, mestres e assistentes sociais para alargar o panorama sobre ditas problemáticas, bem como em criar estratégias para sobreviver perante elas.
Pode afirmar-se que enquanto no bairro existem conflitos de alta intensidade e de difícil tratamento, que chegam até violência física e verbal, também identificamos violência estrutural e condição de pobreza, que coloca numa situação de maior vulnerabilidade aos escolares de cair em vícios e fazer parte de uma quadrilha. Em contraste, o clima escolar resulta um espaço de recreação sana, convivência e boas práticas que favorece o sentimento de segurança nos jovens. Os professores desempenham como ediadores e promovem valores na instituição e na aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Elena Durán González , Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Doctora en Ciencias de la Educación Investigadora y coordinadora de la maestría en Ciencias Sociales Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Saúl Arroyo Santillán, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Maestro en Ciencias Sociales Abogado, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Berenice Alfaro-Ponce, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Doctora en Ciencias Sociales Investigadora, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Elizeth Morales Vanegas, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Maestra en Ciencias Sociales Asistente de investigación, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Hidalgo, México.

Referências

Aguilar, J. (2018). Aproximación al análisis de las actitudes punitivas. Revista Criminalidad, 60 (1): 95-110.

Alzate, R.; Sánchez, M.; Verdugo, J. y Guzmán, J. (2006). "Communication and Conflict in Young Mexican Students". Conflict Resolution Quartely. Vol. 24, núm. 1 (aceptado en septiembre de 2006).

https://doi.org/10.1002/crq.156

Alzate, Sáez de Heredia Ramón. (1998). Análisis y resolución de conflictos. Una perspectiva psicológica. Bilbao, Universidad del País Vasco.

Burguet Arfelis, M. (1999). El educador como gestor de conflictos. Desclée de Brouwer.

Caplow, T. (1974) Sociología fundamental, España.

Collins, Randall (1975). Conflict Sociology, Nueva York: Academic.

Cornelius, H. & Faire, S. (1995). Tú ganas, yo gano. Cómo resolver conflictos creativamente y disfrutar con las soluciones.Editorial GAIA.

Cortina, A. (1997). Ciudadanos del mundo. Hacia una teoría de la ciudadanía, Madrid, Alianza Editorial.

Coser, L. (1970). Nuevos aportes a la teoría del conflicto social. Buenos Aires, Amorrortu.

Dahrendorf, R. (1958). Toward a Theory of Social Conflict. The Journal of Conflict Resolution, Vol. 2, No. 2. (Jun. 1958), pp. 170-183. Disponible en http://www.csun.edu/~snk1966/Ralph%20Dahrendorf%20Toward%20a%20Theory%20of%20Social%20Conflict.pdf.

https://doi.org/10.1177/002200275800200204

Dahrendorf, R. (1992). Hacia una teoría del conflicto social, en Amitai y Eva Etzioni (comp.) Los cambios sociales, México, Fondo de Cultura Económica.

Dahrendorf, R. (1993). Social structure, group interests, and conflict groups. Readings in social theory. The classic tradition to post-modernism, 224-243.

Dahrendorf, R. (1966). Sociedad y libertad. Traducción: José Jiménez Blanco. Madrid. Teécnos: 360 p.

Deutsch, M. (1973). The resolution of conflict. New Haven y Londres: Yale University Press.

Fernández, I. (1998).Prevención de la violencia y resolución de conflictos. El clima escolar como factor de calidad. Madrid: Narcea.

Fisher, R; W. Ury y Patton, B. (1996). Obtenga el Sí. El arte de negociar sin ceder. Barcelona.

Galicia, M. (2012). La mediación en el Centro Estatal de Justicia Alternativa de Hidalgo, Sede Pachuca (2007-2011). Una vía alterna para la administración de justicia y la solución de conflictos EDÄHI UAEH. Recuperado de https://www.uaeh.edu.mx/scige/boletin/icshu/n4/p2.html.

Galtung, J. (1996). Peace by peaceful means. Oslo: Prio.INEGI. (2010). Hablantes de lengua indígena. Recuperado de http://www.beta.inegi.org.mx/app/indicadores/?ind=1005000039#divFV1005000039#D1005000039.

Krauskopf, D. (2006). Organización Panamericana de la Salud Estado del arte de los programas de prevención de la violencia en ámbitos escolares.Washington, D. C.

López, P. L. (2015). La mediación como estrategia para la resolución de conflictos universitarios, una arista del Instituto de Ciencias Sociales Humanidades.Pachuca, Hidalgo, México: UAEH.

Marx, K. (1974 [1848]). Manifiesto del Partido Comunista, en Marx-Engels; Obras escogidas, tomo I. Moscú, Progreso.

Marx, K. y Engels, F. (1947). Correspondencia. Buenos Aires, Problemas.Medina, J. (2003). Criminología y política criminal: La necesidad de un foro de discusión. Revista Española de Investigación Criminológica, 3 (2): 1-10.

Medina, J. (2010). Políticas de seguridad ciudadana en el contexto urbano y prevención comunitaria. La experiencia anglosajona. Revista Electrónica de Ciencia Penal y Criminología, 12 (02): 9-25.

Mitchell, C. R. (1981). The structure of international conflict. London: Macmillan Press.

https://doi.org/10.1007/978-1-349-04886-1_12

Moore, C. W. (1986). The mediation process: Practical strategies for resolving conflict. (trad. al español en 1995). Granica.

Puig, Josep María. (1997) Educación moral y democracia. España: Laertes.

Quintero López, I. (2015). Modelo de mediación escolar entre pares como herramienta para la resolución de conflictos. Una mirada desde la educación secundaria pública y privada. Pachuca, Hidalgo, México: UAEH.

Redorta, J. (2004). Cómo analizar los conflictos. La tipología de conflictos como herramienta.

Silva, G. (2008). La teoría del conflicto. Un marco teórico necesario. Prolegómenos. Derechos y Valores, 11 (22): 29-43.

https://doi.org/10.18359/prole.2506

Solís Domínguez, D. (2014). Estructura, agencia y mediaciones reflexivas de las violencias. Un esbozo teórico para entender culturalmente las prácticas violentas. En C. Martínez, D. Solís & S. González, Violencia y entorno cultural (pág. 190). México, México: Porrúa.

Vergel, M., Martínez, J. & Zafra, S. (2016). Factores asociados al bullying en instituciones de educación superior. Revista Criminalidad, 58 (2): 197-208

Publicado

2019-11-11

Como Citar

Durán González , R. E. ., Arroyo Santillán, S. ., Alfaro-Ponce, B. ., & Morales Vanegas, E. . (2019). Análise de conflitos e violência em contextos de diversidade sociocultural no Bairro “La Raza” e “Cubitos” na cidade de Pachuca - Hidalgo, México. Revista Criminalidad, 61(3), 247–264. https://doi.org/10.47741/17943108.71

Edição

Seção

Estudos criminológicos